Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Harmónio - O Órgão Doméstico do Século XIX

Pianocapela 1 1024 2500
15 Setembro 2017
sexta, às 22h

CONCERTO

O maestro Armando Vidal apresenta, na Capela do Espírito Santo dos Mareantes, na vila de Sesimbra, um concerto de harmónio, órgão doméstico do século XIX. Com a participação da soprano Carla Simões, o músico vai tocar algumas das mais representativas obras deste pequeno instrumento.

O harmónio foi concebido entre 1881-1889, pela companhia de órgãos americana Clough & Warren. Foi cedido pela Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra à Câmara Municipal, que o submeteu a um trabalho de conservação e restauro, no final de 2016. Atualmente integra a exposição permanente do Núcleo Museológico da Capela do Espírito Santo dos Mareantes.

Com uma estrutura e tipo de funcionamento semelhantes ao do órgão, mas sem os tubos, o harmónio foi um instrumento muito divulgado no século XIX. De pequeno porte tornou-se o substituto do órgão tradicional não só em lares mas também em muitas igrejas e capelas. O timbre é semelhante ao do acordeão e funciona através do preenchimento de um fole interno que provoca a vibração das palhetas.

Local: Capela do Espírito Santo dos Mareantes, Sesimbra

Município de Sesimbra © 2015 | Todos os direitos reservados