Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Museu Marítimo avança na Fortaleza

Fortaleza parada 1 1024 2500
06 Julho 2015

A instalação do Museu Marítimo de Sesimbra na Fortaleza de Santiago vai iniciar-se brevemente. A exposição irá distribuir-se pelos vários espaços do imóvel, que foi totalmente recuperado, e convida o visitante a conhecer a realidade da pesca em Sesimbra desde a antiguidade até aos dias de hoje.

O museu reunirá peças ligadas à história da pesca, documentos e testemunhos iconográficos associados às memórias coletivas, que serão complementados com meios audiovisuais e estruturas de apoio ao visitante.

Um dos espaços apresenta registos alusivos à pesca no povoado do Calcolítico do Outeiro Redondo, bem como a presença dos fenícios, romanos e árabes, comprovados pela descoberta de matérias provenientes de trabalhos arqueológicos e descobertas feitas no concelho.

A exposição dá ainda a conhecer as localizações dos bancos de pesca, rotas e viagens, mapas, tecnologias associadas à navegação, embarcações, mareantes, naufrágios, tradições religiosas, e evolução geológica e histórica da região, não esquecendo o trabalho de investigação desenvolvido pelo Rei D. Carlos, a história da Fortaleza e o Parque Marinho Luiz Saldanha.

A instalação do Museu na Fortaleza de Santiago está orçada em 248 mil euros, e é comparticipada pelo Fundo Europeu das Pescas em 50 por cento, no âmbito do Projeto de Valorização da Cultura Marítima e Piscatória de Sesimbra. A abertura está prevista para 16 de novembro, Dia Nacional do Mar.

Município de Sesimbra © 2015 | Todos os direitos reservados