Cordão Humano pela Escola Secundária da Quinta do Conde

Cordao humano4 1 750 2500
15 Março 2017

O Cordão Humano pela Escola Secundária da Quinta do Conde, que vai ligar a Escola Básica Integrada da Boa Água, a Escola Básica Integrada da Quinta do Conde e a Escola Básica 2,3+S Michel Giacometti, realiza-se no dia 30 de março, quinta-feira, às 10 horas.

A ação, inicialmente agendada para 26 de janeiro, e adiada devido ao mau tempo, é promovida pelas associações de pais das escolas da Quinta do Conde, Câmara Municipal de Sesimbra e Junta de Freguesia da Quinta do Conde. O objetivo é reivindicar a construção de uma Escola Secundária na freguesia.

O cordão começa na Escola Básica Integrada da Boa Água, passa pela Escola Básica Integrada da Quinta do Conde e termina na Escola Básica 2,3+S Michel Giacometti, onde às 11.30 horas terá lugar uma concentração com intervenções de autarcas e representantes da comunidade educativa.

A construção de uma escola secundária na Quinta do Conde é há muito reivindicada pela Câmara Municipal, Junta de Freguesia e comunidade escolar, uma vez que a única escola com ensino secundário da freguesia, a EB 2,3/S Michel Giacometti, encontra-se sobrelotada, o que obriga muitos alunos a terem de estudar noutros concelhos, e com sinais de degradação evidentes.

A Câmara Municipal disponibilizou inclusivamente um terreno para o equipamento, e a construção esteve prevista para 2011. Contudo, o processo foi interrompido pelo Ministro da Educação. Apesar da construção e gestão de escolas secundárias não ser uma responsabilidade da autarquia (que tem a seu cargo o pré-escolar e primeiro ciclo), a ausência de uma resposta de qualidade ao nível deste grau de ensino é uma preocupação para a Câmara Municipal de Sesimbra, que nos últimos anos tem feito uma forte aposta no ensino e atingiu um patamar de mérito a nível nacional.