Luís Sénica recebeu Medalha de Mérito Desportivo

Condecoracao luis senica 1 1024 2500

O selecionador nacional de hóquei em patins, Luís Sénica, foi agraciado com a Medalha de Mérito Desportivo pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.

A cerimónia decorreu no dia 10 de abril, no Auditório Conde de Ferreira, em Sesimbra, e contou com a presença de diversas individualidades, entre as quais Fernando Claro, presidente da Federação Portuguesa de Patinagem, Felícia Costa, vice-presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal e Sebastião Patrício, presidente da direção do Grupo Desportivo de Sesimbra (GDS), que reconheceram o percurso brilhante, o profissionalismo, o mérito e o humanismo de Luís Sénica.

No acontecimento marcou presença a seleção nacional de hóquei em patins, que esteve em Sesimbra em estágio para o Torneio de Montreux, e que à noite disputou um jogo de solidariedade com o Grupo Desportivo de Sesimbra, a favor da campanha Lourenço Meu Anjo.

«Neste momento permitam-se quatro palavras: gratidão, para a milha família e todos os que me têm acompanhado ao longo destes anos; paixão, pelo hóquei em patins; motivação, para continuar porque o sonho continua; e humildade, para nunca deixar de perceber que nada se conquista sem os atletas e sem um sentimento de pertença e compromisso de todos os outros, porque ganhar é também percorrer um caminho de fé», referiu de forma emotiva e em jeito de agradecimento, o treinador sesimbrense.

Por sua vez o secretário de Estado da Juventude e Desporto expressou gratidão pelo trabalho de Luís Sénica. «Esta é a primeira medalha de mérito desportivo que entrego e por isso ficará para sempre na minha memória. É absolutamente merecida pelo seu percurso de vida e dedicação ao desporto», sublinhou.

Quem também expressou gratidão pelo percurso de Luís Sénica foi a vice-presidente da Câmara Municipal, Felícia Costa. «É um cidadão de excelência, um embaixador de Sesimbra e um exemplo para todos. Um verdadeiro timoneiro. Oxalá os seus passos possam ser seguidos por muitos jovens», afirmou.

O mérito do treinador foi ainda enaltecido pelo presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Fernando Claro, ao afirmar que «é inteligente, líder e grande condutor de homens».

Por seu turno, a presidente da Assembleia Municipal, Odete Graça referiu que «a par da dimensão desportiva deve ser relevado o trabalho na formação das novas gerações. É uma honra recebê-lo na “Casa da Democracia”», frisou.

Na cerimónia usou também da palavra o presidente do GDS, Sebastião Patrício. «A escolha de Sesimbra para esta cerimónia é uma honra para todos nós, porque sabemos reconhecer os nossos e, neste caso particular, o homem que para além de ter conduzido Portugal a diversos títulos, também se destaca pela humanidade e disponibilidade», referiu.

Refira-se que esta distinção foi proposta ao Governo pelo Grupo Desportivo de Sesimbra, pelos relevantes serviços prestados ao desporto por parte deste ilustre sesimbrense, que tem no seu currículo muitos títulos em vários escalões, dos quais se destacam o Campeonato da Europa e duas Taças das Nações, enquanto treinador da seleção nacional sénior, três Taças Latinas, ao serviço da seleção nacional sub-23, e um Campeonato de Europa de clubes, ao serviço do Sport Lisboa e Benfica.

12 Abril 2017