XVII edição do Congresso do Grupo de Intervenção em Saúde Comunitária

Gisc 2016  86  1 1024 2500

Isto é Saúde!!! é o tema da XVII edição do Congresso do GISC (Grupo de Intervenção em Saúde Comunitária), que se realiza no dia 19 de maio, a partir das 9.30 horas, no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra.

Promover estilos de vida saudáveis e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, tendo em vista a adoção de comportamentos adequados e conscientes, são os principais objetivos do GISC, preparado ao longo do ano pelos alunos dos agrupamentos de escolas do concelho, em colaboração com professores, técnicos de saúde e a Câmara Municipal de Sesimbra.

O período da manhã destina-se à apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos, cujas temáticas abrangem diversos temas, como a promoção da saúde, consumos, sexualidade, adolescência, segurança, suporte de vida, mundo dos afetos e ambiente. Depois do almoço, que decorre no salão dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra, é dinamizada uma atividade de Zumba, pela professora Célia Louzeiro, do Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde. De regresso ao Cineteatro, os participantes vão assistir aos filme Desculpa!, de Dave Schram, que pretende sensibilizar o público para o impacto do bullying em contexto escolar.

O congresso é promovido desde 1997 pelo GISC, constituído pela Câmara Municipal de Sesimbra, Agrupamentos de Centros de Saúde da Arrábida, GNR – Escola Segura e os agrupamentos de escolas do concelho.

9.30h | Sessão de Abertura
Felícia Costa • vice-presidente da Câmara Municipal de Sesimbra
Bárbara Carvalho • diretora executiva do ACES Arrábida
Luís Pacheco • representante dos professores do AE Boa Água
Mariana Pinto • representante dos alunos do AE Boa Água

10h | A Cavala Areada
JI de Sesimbra

10.15h | Da Água Nascemos
UEE de Sampaio e do Castelo

10.25h | A Revolta dos Micróbios
EBI da Quinta do Conde • 6.º C

10.35h | Terra e Mar
EB Navegador Rodrigues Soromenho • 8.º B

10.45h | Intervalo

11.05h | O Caminho da Felicidade
EBI da Boa Água • 3.º J

11.20h | Do Passado ao Presente
EBI da Quinta do Conde • 9.º B

11.30h | Movimenta-te e Verás!
Clube de Dança da EB 2/3+S Michel Giacometti

11.40h | Caminhada… pela Saúde