Congresso do GISC decorre durante todo o dia

Congresso gisc 1 750 2500
19 Maio 2017

O XVII Congresso do Grupo de Intervenção em Saúde Comunitária, que este ano é subordinado ao tema Isto é Saúde, está a decorrer no Cineteatro Municipal João Mota e no salão dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra.

«O GISC é apenas uma parte do excelente trabalho que tem vindo a ser feito no concelho na área da educação, como, aliás, foi reconhecido este ano pelo Ministério da Educação, que colocou Sesimbra nos cinco melhores ao nível de práticas educativas», sublinhou a vice-presidente da Câmara Municipal, Felícia Costa, na sessão de abertura da iniciativa. A autarca enalteceu ainda o contributo deste projeto «para a formação de jovens mais conscientes e responsáveis».

Por seu turno, a diretora-executiva do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, Bárbara Carvalho, considerou o GISC «um projeto de sucesso, ao contribuir para a literacia e boas práticas de saúde que se vão refletir no futuro».

Na abertura do congresso intervieram também Luís Pacheco e Mariana Pinto, representantes dos professores e dos alunos, respetivamente, que destacaram a importância da iniciativa para o bem-estar físico, psíquico e social dos alunos.

Promover estilos de vida saudáveis e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, tendo em vista a adoção de comportamentos adequados e conscientes, são os principais objetivos do GISC, preparado ao longo do ano pelos alunos dos agrupamentos de escolas do concelho, em colaboração com professores, técnicos de saúde e a Câmara Municipal de Sesimbra.

O congresso é promovido desde 1997 pelo GISC, constituído pela Câmara Municipal, Agrupamentos de Centros de Saúde da Arrábida, GNR – Escola Segura e agrupamentos de escolas do concelho.