Criação e regularização de percursos pedonais em todo o concelho

Pamus mobilidade 1 1024 2500
11 Agosto 2017

A Câmara Municipal de Sesimbra desenvolveu um conjunto de candidaturas ao Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, enquadrado no Portugal 2020, que permitirão desenvolver uma rede de percursos pedonais por todo o concelho, aumentando a segurança dos peões e incentivando as deslocações a pé, com as consequências positivas para o ambiente e para a saúde. No total o investimento é de 2.797.698,50 euros.

Estes projetos, que se estendem pelas três freguesias, embora com conceitos e dimensões distintas, dão continuidade ao trabalho que tem sido feito na requalificação da rede viária e do espaço público nos últimos anos.

Na freguesia de Santiago, que corresponde à vila de Sesimbra, serão feitas duas intervenções: uma em escadaria, entre a Rua da Juventude e a Rua José Pinto Brás, que completa o acesso entre a zona norte da vila e o Largo Almirante Gago Coutinho, e outra no âmbito da recuperação da Mata da Vila Amália, que é também alvo de uma candidatura ao Portugal 2020.

Na freguesia do Castelo, a rede de percursos pedonais vai desenvolver-se a partir da zona central de Santana e nos sentidos da Azoia, pela EM569, Almoinha, pela EM522, Sampaio, pela EN379 e na direção da Cotovia, pela EN378. A partir da Corredoura sai também um caminho pedonal do Castelo. Nalguns pontos tem que se recorrer a escadaria para ultrapassar obstáculos o que vai completar zonas de passeios já existentes, dando especial atenção à ligação entre aglomerados populacionais no acesso a serviços, comércio e equipamentos, com especial destaque para as escolas e jardins-de-infância e paragens de transportes públicos.

Para além da construção de passeios, o plano prevê a instalação de passadeiras em pedra, ao nível da via, uma opção mais duradoura que a pintura, criação e reorganização de bolsas de estacionamento e acessos a moradias, remodelação de zonas de paragem de autocarros, alteração de sentidos de trânsito e, no caso da Av. João Paulo II, na Cotovia, a construção de uma rotunda para a qual a Câmara Municipal já obteve autorização por parte das Infraestruturas de Portugal, por se tratar de uma Estrada Nacional. As soluções arquitetónicas vão variar de acordo com as caraterísticas de cada local. Em alguns casos os passeios serão feitos em calçada portuguesa com lancil e calçada grossa nos acessos a moradias, noutros será utilizada em todo o percurso a calçada grossa com recurso a pilaretes para garantir a segurança de quem circula a pé.

Na Quinta do Conde, o corredor pedonal, que tem subjacente uma lógica intermunicipal, percorrerá toda a freguesia dando também enfase aos equipamentos e transportes públicos à escala metropolitana.

Concelho

mapa-geral-pamus