Beneficiação da fachada da Igreja do Castelo

Fachada igreja castelo sesimbra 1 1024 2500

As obras de reabilitação e caiação das fachadas, portas e gradeamentos da Igreja de Santa Maria do Castelo, no Castelo de Sesimbra, já se iniciaram. Os trabalhos deverão estar concluídos no final de novembro, e não implicam o encerramento da igreja, que continua aberta ao público.

Esta intervenção faz parte do projeto de valorização do Castelo, que inclui a beneficiação dos sanitários e a abertura de um aceiro de segurança na zona nascente, que estão em curso, a requalificação da escada de acesso à torre poente e do alçado sul da alcáçova, já concluídas, bem como a instalação de rede wi-fi e de uma aplicação móvel para visitação dos pontos de interesse patrimonial do concelho, a renovação da rede elétrica e da iluminação decorativa, a construção de uma conduta de água até ao Castelo, e a repavimentação do acesso principal.

A instalação de rede wi-fi, a aplicação móvel, a obra dos sanitários e a requalificação das escadas e da alcáçova são financiadas pela operação PRARRÁBIDA - Conservação, Valorização e Promoção do Património da Arrábida (CAFA - Castelos e Fortificações da Arrábida), no âmbito de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Sesimbra, em parceria com os municípios de Palmela e de Setúbal, ao Portugal 2020. As restantes são asseguradas pela Câmara Municipal.

Estes melhoramentos pretendem reforçar a atratividade e qualificar a oferta no monumento, que reúne exposições permanentes sobre o Foral de Sesimbra e história do próprio Castelo e fortificações, o Centro de Interpretação do Património Rafael Monteiro, com uma exposição alusiva à arqueologia no concelho, um percurso interpretativo e a Igreja.

O Castelo de Sesimbra é um dos monumentos mais visitados da região, com cerca de 180 mil visitantes anuais.

23 Outubro 2017