Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Assinado acordo para requalificação da Escola Rodrigues Soromenho

Assinatura acordo escola 1 1024 2500

O presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, e a secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, assinaram, no dia 9 de novembro, o Contrato-programa entre a autarquia e o Ministério da Educação, para a ampliação e requalificação da Escola Básica 2/3 Navegador Rodrigues Soromenho.

A cerimónia decorreu no pavilhão desportivo da escola, e contou com a presença de representantes de diversas entidades, entre os quais Felícia Costa, vereadora do Pelouro da Educação, e uma das grandes impulsionadoras deste processo, Francisco Neves, Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Maria Manuela Faria, Diretora-geral dos Estabelecimentos Escolares, Ana Paula Neto, diretora do Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho, Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal, e as presidentes das juntas de freguesia de Santiago e do Castelo, Laura Correia e Maria Manuel Gomes.

«Coube-me a mim a feliz herança de assinar este acordo, no entanto é da mais inteira justiça fazer referência a todos os que se empenharam neste processo e fizeram com que fosse possível estarmos aqui hoje», sublinhou o presidente da Câmara Municipal, que destacou o papel da Secretária de Estado, da vereadora do pelouro da Educação da autarquia, da Assembleia Municipal, das juntas de freguesia, da comunidade escolar, da associação de pais e, naturalmente, do anterior presidente da Câmara Municipal, Augusto Pólvora.

Francisco Jesus agradeceu também ao arquiteto Ricardo Zúquete, que conseguiu, em tempo “record”, um projeto fantástico, respeitando o valor do financiamento, três milhões de euros. O presidente da Câmara Municipal lembrou o trabalho desenvolvido pelo município, tanto ao nível de equipamentos como de projetos educativos. «Sesimbra é, hoje, uma referência na área da educação a nível nacional», lembrou.

Dirigindo-se à representante do Governo, Francisco Jesus afirmou que o município «olha para este acordo com toda a dinâmica e vontade», e garantiu todo o empenho e celeridade «para dotar a comunidade educativa de um equipamento que há tanto tempo merece».

Por sua vez, a secretária de Estado Adjunta e da Educação felicitou «todos os que não deixaram cair este projeto», e referiu que esta obra «foi imediatamente assumida como uma prioridade». Alexandra Leitão mostrou-se ainda muito satisfeita por participar neste momento. «É um projeto que me vai dar alento nas funções que desempenho», garantiu.

O sentimento de felicidade foi também manifestado pela diretora do Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho, Ana Paula Neto. «A requalificação da escola é um sonho de há muitos anos. Tivemos avanços e recuos, mas chegámos hoje aqui, e por isso importa olhar para a frente, porque a luz que víamos ao fundo do túnel está cada vez mais perto», referiu.

O acordo agora formalizado foi alcançado em 2016, e prevê o financiamento de 3 milhões de euros, por parte do Ministério da Educação, e o desenvolvimento do projeto e acompanhamento da obra, por parte da Câmara Municipal. Recorde-se que a escola Navegador Rodrigues Soromenho tem mais de 50 anos e foi construída para uma capacidade máxima de 300 alunos, no entanto, atualmente tem cerca do dobro. Tem várias salas em pré-fabricados com cobertura de amianto, que não apresentam condições mínimas de conforto e segurança, e o próprio refeitório é utilizado como sala de aula.
A sua requalificação e ampliação era uma reivindicação antiga da comunidade escolar, associação de pais, Câmara Municipal e juntas de freguesia.

09 Novembro 2017

Município de Sesimbra © 2015 | Todos os direitos reservados