Sesimbra assinalou Dia Internacional das Cidades Educadoras

Dia cidades educadoras  1 1024 2500

Sesimbra foi um dos 68 municípios portugueses que celebraram o Dia Internacional das Cidades Educadores, 30 de novembro. A efeméride foi assinalada com o hastear da bandeira da Rede Internacional das Cidades Educadoras, nos Paços do Concelho, seguido de um aplauso coletivo no Largo do Município, que juntou dezenas de alunos, professores, auxiliares de ação educativa, autarcas e munícipes.

«O município de Sesimbra tem sido reconhecido pelas suas boas práticas educativas, não só devido ao investimento na construção de escolas e no desenvolvimento de um projeto educativo que assenta na valorização das tradições e do património, mas também, pela criação de equipamentos para a comunidade, que encaixam nos princípios das Cidades Educadoras», salientou o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus.
O autarca acrescentou ainda que este trabalho «não é apenas uma visão do momento, mas sim, uma aposta nas gerações que são o futuro deste concelho» tendo, neste particular, salientado a criação em espaços de lazer e para a infância, de que é exemplo o Parque Augusto Pólvora, na Maçã.

Por seu turno, a vereadora do Pelouro da Educação, Felícia Costa, sublinhou que «uma cidade educadora é aquela que promove, através da educação, o desenvolvimento da sua comunidade», frisando que «todos fazem parte deste projeto».
Felícia Costa leu um manifesto de todos os autarcas da Associação Internacional das Cidades Educadoras, onde é assumido o compromisso com o direito à educação como promotor do desenvolvimento humano, social e económico das comunidades.

A cerimónia contou também com a presidente da Assembleia Municipal, Odete Graça. «Hoje é um dia de festa que saudamos por sermos uma terra de grande e boa educação», afirmou, tendo pedido a todos os presentes uma salva de palma aos professores, funcionários das escolas, pais, avós e a todos os que se dedicam à promoção da educação.

Para além das intervenções dos autarcas, alunos de várias escolas deram a conhecer os projetos desenvolvidos nas suas escolas, que se identificam com os princípios de um município educador. Entre os princípios destacam-se a promoção da educação na diversidade, o fomento da participação cívica, os projetos que ajudem os indivíduos a crescer, pessoal e coletivamente, a definição de estratégias de formação, e a criação de políticas municipais inspiradas nos princípios de justiça social.

Refira-se ainda que a bandeira da Rede Internacional das Cidades Educadoras foi ainda hasteada neste dia nas juntas de freguesia de Santiago, Castelo e Quinta do Conde, em vários equipamentos do município, nos cinco agrupamentos de escolas do concelho, na Cercizimbra, no Externato Santa Joana, na Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra, na Liga dos Amigos da Quinta do Conde, no Centro Cultural, Recreativo e Social A Voz do Alentejo na Quinta do Conde, na Casa do Povo de Sesimbra, no Grupo Desportivo de Alfarim, no Centro de Estudos Culturais e de Ação Social Raio de Luz, no Parque da Várzea, na Sociedade Musical Sesimbrense e no Clube Escola de Ténis de Sesimbra.

A Associação Internacional de Cidades Educadoras, à qual Sesimbra aderiu em 2011, é um projeto que envolve as autoridades locais e todas as instituições, entidades, serviços públicos e privados de uma aldeia, vila ou cidade que procuram num objetivo comum, trabalhar num sentido educador.
Fundada em 1990, é uma organização sem fins lucrativos, constituída como uma estrutura permanente de colaboração entre os governos locais comprometidos com a Carta das Cidades Educadoras que reúne várias cidades de 35 países de todo o mundo.

30 Novembro 2017
Cidade eduacdora 2 1 1024 2500