Inauguração das Hortas Solidárias de Sampaio

Inaugur hortas sampaio 1412 1 1024 2500

«Dou muita importância a este tipo de projetos. Espero que vocês, que são os beneficiários, tenham a consciência do quanto isto é importante, porque lhes proporciona um bocadinho de terra perto da vossa casa para virem “esgravatar”, aprender uma nova atividade, conviver uns com os outros, e comer de forma mais saudável. Desfrutem e usufruam».
As palavras foram proferidas por Elizete Jardim, diretora regional da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT), na abertura da cerimónia de inauguração das Hortas Solidárias de Sampaio, realizada no dia 12 de maio.

A importância das hortas foi também sublinhada por Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra. «Quero enaltecer todos os que se envolveram na criação das hortas solidárias, que começaram na Quinta do Conde, e que se concretizaram muito por força do arquiteto Augusto Pólvora», referiu». O autarca afirmou ainda que «está em perspetiva o aumento do número de talhões nas Hortas de Sampaio, e o alargamento do projeto a outras zonas do concelho», reforçando que «para além da perspetiva solidária, promove a alteração de comportamentos, a vivência social e o regresso ao trabalho da terra».

A iniciativa contou ainda com a presença de Manuel Meireles, delegado regional da DRAPLVT, do vereador Carlos Silva, dos presidentes das juntas de freguesia do Castelo e Quinta do Conde, Maria Gomes e Vítor Antunes, e dos hortelãos.

As Hortas Solidárias de Sampaio estão localizadas numa faixa de terreno do município que se situa junto à Escola Secundária. O projeto tem 21 talhões de 70 metros quadrados, dois canteiros preparados para pessoas com mobilidade reduzida, e um conjunto de equipamentos de apoio, entre os quais sanitários, um abrigo para ferramentas, ecopontos, zona de compostagem, iluminação e pontos de água, que será recolhida de um poço existente no terreno.

14 Maio 2018