Reabertura da Lagoa de Albufeira

Abertura lagoa.img 7973 1 1024 2500

A Câmara Municipal efetuou a reabertura da Lagoa de Albufeira, ao mar. Esta foi a primeira abertura deste ano com recurso a meios mecânicos, uma vez que o canal de ligação, aberto pelo mar no início de março, devido às condições climatéricas, e à passagem da tempestade Ema, acabou por se fechar no final do mesmo mês.

A abertura da Lagoa é fundamental para manter o ecossistema local, pois permite a renovação das águas e o transporte de matéria orgânica e nutrientes para a faixa costeira, assegurando também a entrada de sedimentos arenosos e organismos (peixes e invertebrados), que garantem a continuidade da vida marinha na Lagoa.

Importa referir que, apesar de ser feita pela Câmara Municipal, esta intervenção é uma responsabilidade da Agência Portuguesa de Ambiente (APA), entidade que procede à abertura de várias lagoas ao mar, de norte a sul do país.

15 Maio 2018