Lapa do Fumo

Localização: Serra dos Pinheirinhos (Freguesia do Castelo).

Classificação: Classificada como Imóvel de Interesse Público em 26 de Fevereiro de 1982

Estatuto de Proteção: Parque Natural da Arrábida; POOC Sintra – Sado; Rede Natura 2000.

Interesse: Científico: elevado Didáctico: elevado | Cultural: elevado

Vulnerabilidade: Fenómenos naturais: média | Ação humana: média

Gruta situada nos calcários do Jurássico Inferior e Médio ( 190 Ma a 145 Ma) da Serra dos Pinheirinhos. Identificada como Estação Arqueológica em 1956 por Eduardo da Cunha Serrão. Denota no seu interior formações estalactíticas e estalagmíticas. A cavidade apresenta utilização humana ininterrupta desde o Neolítico Antigo (V milénio a. C.) até finais da ocupação islâmica (século XII d. C.), referindo-se um dos primeiros níveis ocupacionais a um conjunto de enterramentos, acompanhadas por espólio que indiciava a cultura dolménica alentejana de feição megalítica, a qual estaria associada ao primeiro desenvolvimento das sociedades agro-pastoris.

Acesso condicionado: Visitas guiadas organizadas pelo Museu Municipal de Sesimbra ou pelos operadores turísticos devidamente licenciados pelo Parque Natural da Arrábida