GEOCIRCUITO: Recebe menção honrosa no Dia da Terra

O GEOcircuito de Sesimbra recebeu, no Dia Nacional do Património Geológico e Dia Mundial da Terra, uma menção honrosa pela sua participação no Prémio Geoconservação 2013, atribuído pelo grupo português da PROGEO -  Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico.

Dirigido especificamente às autarquias, o galardão foi instituído há 10 anos e tem como objetivo distinguir a implementação de estratégias de conservação e valorização do património geológico.

A candidatura foi elaborada em conjunto pela Câmara Municipal de Sesimbra, pelo Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

O Geocircuito de Sesimbra é um roteiro com os georrecursos culturais do concelho.

Na página é possível consultar os geossítios, agrupados por três classificações: paisagem, sítio e afloramento. Cada local é acompanhado por uma breve descrição e são indicados os tipos e graus de interesse (científico, didático e cultural), a existência de estatuto de proteção, o grau de vulnerabilidade a fenómenos naturais e à ação antrópica e a indicação do tipo de acessibilidade.

É também disponibilizado um mapa interativo do GEOcircuito que indica também outros locais de interesse geológico, como grutas, lapas e outras cavidades cársicas, o Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, uma das mais importantes zonas de circulação e nidificação de aves da Europa, e a Lapa do Fumo e a Roça do Casal do Meio, duas estações arqueológicas classificadas como imóveis de interesse público e contempladas na candidatura da Arrábida a Património Mundial da UNESCO.