Geocircuito no roteiro geológico


O Geocircuito de Sesimbra passou a integrar o Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, projeto dinamizado pela Direção-geral de Energia e Geologia do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, e Empresa de Desenvolvimento Mineiro, em colaboração com diversas entidades, com o objetivo de promover e valorizar locais de interesse científico, pedagógico, cultural e lúdico.

O roteiro destaca a abundância de locais identificados, bem como o valor científico, pedagógico e cultural, de que são exemplo as jazidas de icnofósseis de Pedra da Mua, Lagosteiros e Pedreira do Avelino.

A integração neste guia resultou de um convite formulado à Câmara Municipal pela Direção-geral de Energia e Geologia, em resultado da menção honrosa recebida pelo Geocircuito, em 2013, pela sua participação no Prémio Geoconservação 2013, atribuído pelo grupo português da PROGEO – Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico.

Para além deste reconhecimento, o Geocircuito é um dos recursos do Museu Municipal de Sesimbra que, desde junho de 2014 passou a fazer parte da Rede Portuguesa de Museus.

O Geocircuito de Sesimbra foi dinamizado pela autarquia, em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Museu Nacional de História Natural e da Ciência, e dá a conhecer os georrecursos culturais do concelho agrupados nas categorias de paisagem, sítio e afloramento.

Cada local é acompanhado por uma breve descrição e são indicados os tipos e graus de interesse (científico, didático e cultural), a existência de estatuto de proteção, grau de vulnerabilidade a fenómenos naturais e à ação antrópica e indicação do tipo de acessibilidade.