Praia da Foz da Fonte

LOCALIZAÇÃO:
Coordenadas: UTM: 29SMC8256
Acesso: Estrada Nacional EN379 (Km 3) +3 Km de caminho municipal + 100 m de caminho pedestre

DIMENSÃO DO LOCAL (APROXIMADA):
1 ha

VULNERABILIDADE:
A fenómenos naturais: Média
À acção humana: Média

DESCRIÇÃO DO LOCAL:
Este local, caracterizado pelo alto e variado interesse geológico da praia e respetiva falésia, permite conjugar a observação geológica e o lazer. Apesar de apresentar acessos algo difíceis, nos afloramentos a Sul, a grande variedade de estruturas e seu significado e enquadramento geodinâmico, são razões fortes para justificar a proposta de classificação do local. Além dos fatores já referidos, as excelentes condições de observação são também de realçar.

Interesse:

1 – Científico: Apresenta alto interesse do ponto de vista científico devido à ocorrência de estruturas bastante variadas como:

• Tectónicas: Intrusão dolerítica sob a forma de soleira com campo filoniano, falhas normais, e flexura associados. Falhas inversas, com estrias e fendas de tracção, associadas à compressão Alpina.
• Sedimentares: Estratificação oblíqua, estruturas de colapso, e bioturbações na superfície da descontinuidade.
• Discordância angular meso-cenozóica provavelmente com melhor exposição da Bacia Lusitaniana.

Os estudos científicos já efectuados no local não se encontram de forma alguma esgotados, sendo de referir que os resultados passíveis de obter serão de extrema relevância.

2 – Pedagógco/Didáctico: Poder-se-à afirmar que se trata de de um local onde, numa área relativamente pequena se pode observar uma grande variedade de aspectos multidisciplinares na Geologia (Estratigrafia, Sedimentologia, Geologia Estrutural, Tectónica, Paleogeografia, Magmetismo, Metamorfismo e Geomorfologia actual). As várias ocorrências permitem a formulação de hipóteses, extracção de conclusões e integrá-las numa história geológica bastante completa e diversificada.

3 – Cultural: além do aproveitamento turístico comum da praia, a vista que o topo da falésia oferece sobre a parte Noroeste da península de Setúbal é motivo de visita ao local.

IMAGENS:
Geral
Pormenor

 


Ver Praia da Foz num mapa maior