Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Broas de Alfarim

As Broas de Alfarim começaram a ser produzidas há várias gerações na aldeia de Alfarim, freguesia do Castelo. Hoje, estes pequenos bolos arredondados, de tom castanho-escuro, são dos mais famosos doces da região.

Desde sempre associadas ao Natal, eram fabricadas principalmente, para consumo familiar ou para oferecer a amigos nesta quadra festiva. Para que se conservassem por mais tempo, eram mantidas em sacos de pano ou num alguidar de barro.

Alguns produtores justificam que é a diversidade dos ingredientes que lhes conferem um sabor muito especial e faz com que sejam muito apreciadas.

 

 

Ingredientes e modo de fabrico

A receita original das Broas de Alfarim é composta por farinha de trigo, farinha de milho, erva-doce, canela, açúcar amarelo, fermento, sal, noz moscada e raspas de limão.

Os ingredientes são e amassados com água, num recipiente de barro, até formarem uma pasta que se deixa a levedar por um período não superior a uma hora.

Ao fim deste tempo retiram-se pequenos pedaços, colocam-se num tabuleiro e vão a cozer num forno a lenha não muito quente, durante cerca de 30 minutos.

Onde adquirir

Podem ser adquiridas junto dos próprios produtores, sobretudo na zona de Alfarim, em estabelecimentos comerciais e, na quadra natalícia, nos mercados municipais.

Município de Sesimbra © 2015 | Todos os direitos reservados