Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Cademontes

O Leitão Malhado ou, como é conhecido em Sesimbra, Cão-do-monte ou Cademonte, é um peixe da classe dos tubarões, capturado pelas embarcações de pesca do palangre de profundidade.

Depois de recolhido, é aberto e posto a secar envolvido em sal, pendurado, de preferência à sombra, durante alguns dias.

É comum encontrá-lo nos armazéns de pescadores, no Porto de Abrigo, e até nas cordas de estender a roupa, nalgumas ruas da vila.

Embora se possa comer frito, em fresco, o pescador encontrou neste peixe, já seco, uma opção para as refeições, principalmente no Inverno e nos dias de vendaval, que impediam a ida para o mar.

O sabor e textura tornam-no muito apreciado, havendo quem o considere ainda mais saboroso do que o bacalhau.

E se antes o seu valor comercial era pouco significativo, nos últimos anos tem-se valorizado, e conquistou a preferência de muitos, que já não dispensam um bom almoço de saborosos cademontes cozidos com batatas e grão, ou feijão-frade.

Mas prepará-lo requer alguns cuidados. Assim, em seco, deve retirar-se a pele e cortá-lo às tiras, com cerca de 2 ou 3 centímetros de largura, e 10 ou 15 de comprimento.

Coloque-o de molho, de preferência na noite anterior. Mude a água duas ou mais vezes e retire-o uma hora antes de o levar ao lume.

Ponha as batatas num tacho e quando estiverem cozidas, junte o peixe e deixe ferver.

Num tacho à parte coza o grão, o feijão-frade ou outros legumes.

Município de Sesimbra © 2015 | Todos os direitos reservados