Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Pão Caseiro

É na freguesia do Castelo ou no “campo”, que se produz o pão rural, mais conhecido por “pão caseiro. Antigamente era produzido para consumo próprio, de semana a semana, em fornos a lenha existentes nas habitações e guardado em cestos de verga envolvidos em lençóis para permanecer macio por vários dias.

Hoje, continua a ser produzido em fornos a lenha, mas a fornalha encontra-se dividida do forno para evitar que, durante a cozeduza, as cinzas se agarrem ao pão. Apesar disso, o sabor mantém-se. O pão caseiro é fabricado com farinha de trigo, sal, água e fermento.

O processo inicia-se com a mistura de ingredientes, que depois de amassados formam uma massa que vai a levedar durante aproximadamente três horas.

De seguida separam-se pedaços de massa para formar cada pão. Os pães são colocados num tabuleiro coberto de farinha e cobertos com um lençol. Cerca de 30 minutos depois estão prontos a ir ao forno bem quente. O tempo de cozedura depende de se o querer mais ou menos estaladiço. Retira-se do forno e está pronto a consumir.

Pode ser adquirido junto dos fabricantes, nos mercados municipais e em vários estabelecimentos comerciais.

   

Município de Sesimbra © 2015 | Todos os direitos reservados