Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Escaravelho da Palmeira

escaravelho-palmeiras2

 

O insecto Rhynchophorus ferrugineus, vulgarmente chamado de Escaravelho da Palmeira, é uma praga de rápida dispersão e de elevada nocividade, que coloca em risco várias plantas suscetíveis, em particular a espécie Phoenix canariensis (Palmeira das Canárias).

De acordo com a Decisão da Comissão 2007/365/CE, atualizada pelas Decisões nº 2008/776/CE e 2010/467/CE, a luta contra o escaravelho da palmeira é obrigatória.

Os sintomas mais frequentes fazem-se sentir com mais intensidade nas folhas novas e centrais, demostrando um aspeto achatado, desprendendo-se da coroa acabando por descair. Ocorre também o aparecimento de orifícios e galerias na base das folhas podendo conter larvas ou casulos.

Através de edital divulgado pela Diretora Regional da Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT), a 15 de dezembro de 2014, são notificados todos os proprietários da espécie da família Palmae a proceder da seguinte forma:

 

  1. Plantas mortas ou em fase avançada de infestação e sem recuperação possível devem sofrer abate e destruição aplicando-se os seguintes procedimentos:

    • Tratamento prévio com produto fitofarmacêutico homologado, para evitar a dispersão dos insetos (este tratamento pode ser dispensado se o abate ocorrer entre novembro e fevereiro, período de menor atividade do inseto);

    • Proteção e isolamento da zona, eliminação das folhas e da coroa, corte total ou parcial do tronco e destruição do material resultante do corte por queima, trituração ou aterro a pelo menos 2 metros de profundidade.

  2. Plantas que aparentemente se apresentam sãs, localizadas em zonas próximas, ou em fase inicial de infestação deverão sofrer podas sanitárias, mas de forma a evitar-se a exposição dos tecidos vegetais vivos aos insetos nos períodos de maior atividade dos adultos (março a novembro) e deverá ser aplicado inseticida homologado para o efeito.

Município de Sesimbra © 2015 | Todos os direitos reservados