Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Jovens Repórteres para o Ambiente

jra

O programa Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é promovido em Portugal desde 1994 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE). Esta iniciativa (que engloba diferentes atividades) destina-se a jovens dos 13 aos 21 anos (participação em grupo) ou jovens freelancers dos 15 aos 21 anos.

O objetivo principal deste programa consiste em preparar os jovens para o exercício de uma cidadania ativa na defesa do ambiente, utilizando metodologias no âmbito da investigação ambiental, do jornalismo, da comunicação e da internet. Atualmente, encontram-se envolvidos neste programa alunos e professores de 28 países que constituem a atual rede Young Reporters for the Environment (YRE).

A Direção-Geral da Educação integra a Comissão Nacional do Projeto Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) juntamente com outras entidades ligadas ao ambiente e à comunicação social. A Comissão Nacional tem como missão apoiar direta e indiretamente a implementação do projeto bem como fazer o seu acompanhamento técnico – pedagógico.

Periodicamente, cada um dos países da rede organiza uma Missão JRA, com a duração de uma semana, em que os participantes são selecionados entre o grupo de alunos das escolas envolvidas no projeto tanto a nível nacional como a nível internacional. Os alunos selecionados participam como “enviados especiais” numa investigação jornalística, produzindo diariamente despachos noticiosos, via internet, sobre a questão ambiental objeto da sua pesquisa. Este trabalho de investigação integra diversos tipos de atividades como trabalho de campo, entrevistas, trabalho em grupo, entre outras.

Mais informações: http://jra.abae.pt

2016

Município de Sesimbra © 2015 | Todos os direitos reservados