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Ondas de Calor

Autoproteção

Uma onda de calor carateriza-se por temperaturas máximas superiores à média habitual, para a época, durante um período longo de dias.

Sem as devidas precauções o calor pode provocar lesões irreversíveis, devido à desidratação e, em alguns casos, levar à morte. Qualquer pessoa é suscetível aos seus efeitos, particularmente durante uma onda de calor, mas são especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, quem tenha determinadas doenças crónicas (por exemplo respiratórias e circulatórias) e doentes acamados. Também para quem está a seguir uma dieta com restrição de líquidos é aconselhável vigiar atentamente a saúde.

Em qualquer dia de muito calor, para evitar situações de desidratação ou aumento da temperatura corporal siga as seguintes recomendações e divulgue-as.

Ingestão de Líquidos

Previna a desidratação

  • Mesmo que não sinta sede beba água com regularidade;
  • Os sumos naturais fazem reposição de sais minerais perdidos na sudação;
  • Incentive os idosos a beberem, pelo menos, mais um litro de água por dia do que é habitual;
  • Evite bebidas que aumentam a desidratação:
    • Alcoólicas que, para além da desidratação, são rapidamente absorvidas num organismo desidratado, podendo levar mais facilmente a estados de embriaguez.;
    • Gaseificadas, com cafeína, ricas em açúcar ou quentes;
  • Quem tem epilepsia, doenças cardíacas, renais ou do fígado ou problemas de retenção de líquidos, deve consultar o médico antes de aumentar o consumo de líquidos.
Refeições
  • Faça refeições ligeiras, com pouca gordura e sem condimentos;
  • Coma poucas quantidades de cada vez, mas várias vezes ao dia.
Vestuário

Use:

  • Roupas leves de algodão;
  • Cores claras.

Evite:

  • Fibras sintéticas e lã porque aumentam a transpiração;
  • Cores escuras porque absorvem maior quantidade de calor;
  • Que os idosos vistam de negro ou fibras sintéticas.
Em Casa
  • Durante o dia abra as janelas e mantenha as persianas fechadas para haver circulação de ar;
  • Durante a noite abra as janelas para que o ar circule e a casa arrefeça;
  • Se tiver o corpo muito quente não tome banho com água demasiado fria. Tome um duche de água tépida.
Na Rua
  • Proteja a cabeça com um chapéu ou lenço;
  • Evite estar em pé durante muito tempo, especialmente em filas e ao sol;
  • Se for à praia faça-o nas primeiras horas da manhã ou ao fim do dia. Fique à sombra, use chapéu de preferência de abas largas, óculos escuros e protetor solar.
Exercício Físico
  • Em ambientes quentes evite atividades que exijam muito esforço físico, nomeadamente alguns desportos.
Se Vai Viajar
  • Viaje nas horas de menos calor;
  • Evite percursos longos;
  • Ingira muitos líquidos (de preferência água e sumos naturais);
  • Proteja-se do sol. Cubra as janelas do veículo, com telas apropriadas para não dificultar a condução;
  • Não feche totalmente as janelas, a não ser que tenha o ar condicionado ligado.
  • Redobre os cuidados com bebés, crianças e idosos:
    • Dê-lhes água frequentemente;
    • Mantenha-os arejados;
    • Vista-lhes roupa com as caraterísticas recomendadas;
    • Se transportar animais domésticos dê-lhes água e não os deixe fechados.

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