Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Conhecer

Sesimbra tem uma forte vocação turística, em virtude dos seus valores naturais, património e tradições. Esta caraterística acentuou-se no início da segunda metade do século XX, com o desenvolvimento da pesca desportiva ao espadarte, que atraiu pescadores desportivos de todo o mundo, e potenciou o crescimento da indústria hoteleira e restauração.

Para além da pesca desportiva, o mar tem vindo a potenciar o desenvolvimento de um vasto conjunto de atividades, como a pesca lúdica, surf, windsurf, canoagem ou bodyboard, que atraem milhares de praticantes a Sesimbra, Aldeia do Meco e Lagoa de Albufeira. Nos últimos anos verificou-se ainda um aumento significativo de serviços organizados por diversos operadores, que vão dos passeios de barco à observação de golfinhos, passando pela vela ou mergulho.

Aliás, o mergulho é a que hoje tem provavelmente maior expressão, ao movimentar largos milhares de visitantes ao longo de todo o ano, nacionais e estrangeiros, devido à tranquilidade das águas, que permite mergulhar quase todos os dias do ano, e à riqueza dos fundos marinhos. De resto, Sesimbra tem um dos “spots” mais procurados por esta comunidade: o River Gurara, um navio cargueiro, com 175 metros de comprimento, naufragado em 26 de fevereiro de 1989, junto ao Cabo Espichel, e que hoje acolhe uma grande diversidade de espécies.

Com uma parte significativa do seu território integrada em zonas protegidas, em especial, o Parque Natural da Arrábida, que se estende desde a Serra da Arrábida ao Cabo Espichel, o concelho oferece igualmente condições ímpares para a prática de passeios pedestres, passeios de jipe, espeleologia, BTT, escalada ou fotografia de natureza. Recentemente, com a abertura do Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, na Lagoa de Albufeira, Sesimbra entrou definitivamente no roteiro nacional de observação de aves.

Outros pontos de interesse são as pegadas de dinossáurios no Cabo Espichel e na Pedreira do Avelino, no Zambujal.

Em termos de património construído salientam-se o Castelo de Sesimbra, que reúne exposições permanentes em vários espaços sobre arqueologia, acerca dos forais e vila no Castelo no século XVI, e sobre o Castelo de Sesimbra e a história dos castelos em geral. Salienta-se ainda o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel e a Capela do Espírito Santo dos Mareantes, que acolhe uma exposição sobre a assistência caritativa na Idade Média e Moderna, e uma exposição sobre a arte sacra no concelho.

Quanto às tradições destacamos a Arte Xávega, um tipo de pesca de arrasto feito a partir de terra, que ocorre na Baía de Sesimbra e na Praia do Moinho de Baixo, na Aldeia do Meco.

Eventos

Dois dos principais acontecimentos são o Carnaval e Réveillon, que atraem milhares de visitantes. Para além destes realizam-se várias feiras promocionais, em especial, a ZimbraMel - Feira do mel da Península de Setúbal, que se realiza no final de agosto, e a Feira Festa da Quinta do Conde, uma mostra das atividades mais representativas da freguesia, que tem lugar em junho.

Ainda em termos de festividades destacam-se a feira da Festa em Honra do Senhor Jesus das Chagas, que se realiza no âmbito do Feriado Municipal, dia 4 de maio, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Luz, no início de setembro, a festa em Honra de Nossa Senhora do Cabo Espichel, no final de setembro, e a Festa em Honra de Nossa Senhora de Alfarim, no dia 26 de dezembro.

No plano cultural salientam-se as atividades semanais para todos os públicos, na Biblioteca Municipal de Sesimbra, as Feiras do Livro de Sesimbra e da Quinta do Conde, e um vasto conjunto de iniciativas em todo o concelho.

Em termos desportivos, a regata de aiolas, embarcação típica de Sesimbra, no final de Setembro, e a Travessia da Baía em natação, no início de outubro, são as principais referências.

Município de Sesimbra © 2015 | Todos os direitos reservados