Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Juntas de Freguesia

O concelho de Sesimbra tem uma área de 195 quilómetros quadrados, dividida por três freguesias: Santiago, Castelo e Quinta do Conde.

A sua constituição está associada à reconquista cristã do Castelo de Sesimbra pelos colonos francos, em 1199, sob o comando de D. Sancho I que, em 1201, atribuiu o primeiro foral à vila de Sesimbra, então localizada dentro das muralhas do Castelo.

No início do século XVI os habitantes deslocaram-se para o vale junto do mar, dando origem a um novo núcleo populacional no local da atual vila, que foi elevada a freguesia de Santiago, em 8 de abril de 1536. A partir de então, quase toda a atividade nesta freguesia passou a estar relacionada com o mar, em especial, com a pesca e indústria conserveira. Se esta indústria desapareceu por completo já no século XX, a pesca continua a ter um papel bastante importante do ponto de vista económico e social, contribuindo ainda para a dinamização de várias atividades direta ou indiretamente relacionadas, como a transformação e comércio de pescado, o turismo e indústria hoteleira.


Quanto à freguesia do Castelo, a maior das três em área, a sua formação data de 27 de maio de 1388. Trata-se de uma freguesia eminentemente rural e funciona ainda hoje como importante mercado abastecedor da vila de Sesimbra, em frutas, legumes, pão e Queijo da Azoia, um produto bastante procurado por sesimbrenses e visitantes. Apesar de ainda manter a ruralidade que a caracteriza, destaca-se ainda pela indústria extrativa, construção e turismo, este último mais associado à Aldeia do Meco.

A freguesia da Quinta do Conde é a mais recente das três e foi criada em 9 de outubro de 1985. Localiza-se próximo de Azeitão, e junto à EN10 e A2, sendo servida por boas acessibilidades. Em dimensão, é a segunda maior do concelho, mas em termos demográficos é a mais populosa. Comércio serviços são as suas principais atividades económicas.

Município de Sesimbra © 2015 | Todos os direitos reservados