Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Higiene Urbana

 

 

No nosso quotidiano há um conjunto de hábitos que interiorizamos, e num determinado momento deixamos de reparar neles. Poucos de nós nos apercebemos, por exemplo, que um adulto produz cerca de dois quilos de resíduos por dia, entre lixo indiferenciado, como restos de comida, e materiais recicláveis, como papel e cartão, vidro, pilhas ou embalagens.

Se fizermos as contas, num concelho como Sesimbra, com 50 mil habitantes, chegamos ao impressionante número de 90 toneladas de resíduos urbanos produzidos diariamente, o que, para se ter uma noção mais aproximada, representa algo como dez camiões. A juntar a estas quantidades surgem resíduos de pequenas obras e de jardim, cujo volume é significativo, dado o grande número de moradias.

Tendo em conta a dimensão e dispersão geográfica do concelho, e os mais de dois mil contentores de superfície existentes, bem como as dezenas de molok (contentores semienterrados), é fácil imaginar que a recolha de Resíduos Sólidos Urbanos representa uma operação logística complexa, dispendiosa, mas essencial para se manter o concelho limpo.

Esta tarefa é uma das principais responsabilidades da Câmara Municipal e, para além de ser imprescindível para a qualidade de vida dos munícipes, num concelho com as caraterísticas de Sesimbra, é também fundamental para o turismo, atividade preponderante para a economia local.

Para que possa ser levada a cabo com sucesso é essencial a participação de todos.

Município de Sesimbra © 2015 | Todos os direitos reservados