Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Atividades e Projetos

Bibliotecas de Praia

Este projeto de nítido cariz sociocultural que já conta com duas décadas de existência decorre anualmente de 1 de julho a 31 de agosto. Mobilizando diversos jovens do concelho que prestam apoio ao referido projeto, pretende-se essencialmente estimular a criação e o desenvolvimento de hábitos de leitura durante as férias de verão e a ocupação dos tempos livres dos jovens.

A Biblioteca Municipal de Sesimbra estende-se para além do espaço físico a que está confinada e vai até à praia, ao encontro do utilizador, convidando-o a ler um livro, um jornal ou uma revista, a jogar um jogo ou a assistir a uma atividade de animação entre um mergulho no mar e as caraterísticas brincadeiras e construções na areia.

Os postos de leitura das Bibliotecas de Praia localizam-se na Praia do Ouro, na Praia da Califórnia, na Lagoa de Albufeira, na Praia do Moinho de Baixo (Aldeia do Meco) e no Parque da Vila, na Quinta do Conde.

O fundo documental disponível para empréstimo local é atualizado anualmente e composto por diversos documentos onde se privilegia a literatura portuguesa e estrangeira, nos seus diversos géneros, desde o romance à ficção científica, sem esquecer a banda desenhada e diversos jogos didáticos de interior e exterior. Contém ainda um pequeno fundo de livros em língua estrangeira especialmente dirigido aos veraneantes de várias nacionalidades que nos visitam durante a época estival e algumas publicações periódicas como jornais e revistas da atualidade.

O acesso aos documentos está sujeito ao preenchimento de uma ficha de inscrição com os dados pessoais do utilizador em que este se responsabiliza pelos documentos que lhe forem emprestados. A inscrição é gratuita e a cada utilizador inscrito corresponde um cartão de leitor pessoal e intransmissível, condição essencial para usufruir dos serviços que a biblioteca disponibiliza. Os documentos devem ser devolvidos dentro do horário de funcionamento da respetiva Biblioteca de Praia podendo, no entanto, efetuar-se uma reserva para o dia seguinte, de modo a que o utilizador da biblioteca possa prosseguir a sua leitura.

No âmbito da promoção do livro e da leitura realizam-se ainda diversas atividades de animação tais como pequenas dramatizações de histórias, teatro de marionetas, ateliês de expressão plástica, dramática e corporal, sessão de contos e de jogos, especialmente vocacionados para o público infantil e juvenil. Estas atividades são dinamizadas pelos jovens colaboradores do projeto das Bibliotecas de Praia.

Feira do Livro

A Feira do Livro de Sesimbra iniciou-se em 2004 com o objetivo de promover o livro e incentivar o gosto pela leitura. O excelente acolhimento que a iniciativa teve por parte de sesimbrenses e turistas assegurou a sua continuidade nos anos seguintes.

A iniciativa faculta o acesso a uma grande diversidade de publicações das principais editoras a um preço reduzido, tornando-se um evento bem conseguido, à semelhança do que se verifica um pouco por todo o país, ao longo das últimas décadas.

Em Sesimbra, a Feira do Livro começou a tornar-se um hábito com a chegada do verão. O evento reúne dezenas de editoras e também edições da Câmara Municipal. A organização tem procurado colocar à disposição do público um programa cultural complementar, do qual se destacam apresentações de livros e sessões de autógrafos com autores.

 

Município de Sesimbra © 2015 | Todos os direitos reservados