Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Espaços

Átrio

Situado no piso térreo do edifício, constitui o espaço de acolhimento, informação e orientação. É aqui que o utilizador estabelece o primeiro contacto com a biblioteca e a partir do qual acede aos seus diversos serviços.

No balcão de atendimento pode inscrever-se para obter o cartão de utilizador, proceder ao empréstimo/devolução de documentos ou solicitar informações relativas à vida da biblioteca e da comunidade onde está inserida.

O utilizador tem à sua disposição um bengaleiro para depósito de grandes volumes que não devem entrar na Biblioteca. Sendo um espaço de diversas valências dispõe de uma área de leitura informal junto à Sala Polivalente, disponibiliza dois postos informáticos para consulta rápida do catálogo bibliográfico e da Internet, um quiosque do Projeto Península Digital e um serviço de reprografia.

Este espaço funciona também como galeria de exposições temporárias sobre as mais diversas temáticas e como palco para pequenas dramatizações ou recitais.

Cafetaria

A cafetaria, que se situa a meio da galeria de circulação com o Cineteatro, imediatamente a seguir à zona de leitura informal do Espaço Adultos, funciona como um local de descontração para o público frequentador do edifício.

No intervalo da viagem exploratória pelo universo da informação ou da criatividade é possível tomar um café e assistir a atividades de animação, que por vezes aqui se realizam e que podem ir de uma simples récita literária até pequenos espetáculos musicais, no âmbito do café concerto, assumindo-se igualmente como um espaço de tertúlia e de debate de ideias, onde todos partilham palavras, sons e sabores.

Uma simples visita a este espaço acolhedor pode ser o ponto de partida para a descoberta de um mundo em que o livro se cruza com as novas tecnologias, em que as exposições convivem com atividades de animação de promoção do livro e da leitura, em que se fomenta o diálogo intercultural e a diversidade cultural no âmbito de uma programação cultural direcionada para vários públicos, visando o desenvolvimento social e cultural da comunidade que serve.

Espaço de Conservação e Difusão

Espaço destinado ao armazenamento e arrumação de fundos documentais. Aqui encontram-se depositados diversos periódicos regionais de Sesimbra cujos primeiros números datam de 1894 (O Cezimbrense), 1900(O Jornal de Cezimbra), de 1923/1924 (A Voz da Piscosa), de 1928/1929 (Recreio e Sport), de 1932 (O Infantil), de 1975 (Voz de Sesimbra, posteriormente denominado Povo de Sesimbra).

Também se encontram guardadas algumas obras de grande valor bibliográfico como Missale Romanum (1700), Comentaris ad Ordinationes Regni Portugalle (1741/1742), Promptuario da Theologia Moral, de Fr. Fernando Larraga (1749),Máximas de Salomão (1762) e a Prosódia de Bento Pereyra que data do século XVII.

Espaço Adultos

No piso 1, junto à escada principal, na galeria de circulação, situa-se a zona de leitura informal, destinada à consulta de imprensa diária e/ou semanal, que convida a um olhar mais atento para quem se deseja manter a par do que vai acontecendo nesta aldeia global.

Esta zona beneficia da fachada envidraçada, a Norte, que se prolonga até à entrada do Auditório, abrangendo a Cafetaria. Esta solução permite a leitura exterior das várias funções do equipamento e afirmar o seu carácter cultural e a sua importância no contexto urbano, constituindo através da sua transparência um convite à sua utilização.

É a partir desta galeria que temos acesso ao Espaço Adultos, espaço amplo que abrange a leitura geral, os periódicos e a secção de audiovisuais. Junto à entrada encontra-se a zona de consulta local e zona de periódicos e publicações do Instituto Nacional de Estatística. É aqui que se encontram as obras de referência e o fundo local que abrange obras relacionadas com o concelho de Sesimbra, sobre as mais diversas temáticas.

Segue-se a zona de empréstimo domiciliário, onde se encontram as obras passíveis de empréstimo e a secção de audiovisuais onde são disponibilizados três postos fixos individuais para audição de CD de música – para além de vários equipamentos áudio portáteis e respetivos auscultadores, mediante pedido - e três postos fixos individuais e dois postos coletivos, um deles fixo e outro móvel, para visionamento de vídeos VHS e DVD, acompanhados dos respetivos auscultadores.

Inclui um espaço destinado à Internet e autoformação. A nível de equipamentos dispõe de oito postos informáticos para pesquisa na Internet, consulta de CD-ROM, realização de trabalhos em computador, pesquisa no catálogo bibliográfico e três postos informáticos especialmente vocacionados para a autoformação, para além de um posto para pesquisa exclusiva do catálogo bibliográfico. No balcão de atendimento o utilizador pode colocar questões de referência aos técnicos de biblioteca no sentido de encontrar a informação que procura.

Espaço Infanto-juvenil

Este espaço compreende várias áreas consoante os públicos a que se dirigem: “Bebeteca” (até aos 3 anos), Crianças (3 a 5 anos), Infantil (5 a 10 anos) e Juvenil (10 a 16 anos). A separação das zonas em função das idades é conseguida através de mobiliário adequado. Aqui é disponibilizada uma coleção de obras para consulta local e para empréstimo domiciliário, incluindo livros, vídeos e DVD de ficção e educativos, CD de música e CD-ROM dedicados aos mais jovens.

Ao nível de equipamentos dispõe de oito postos informáticos para pesquisa na Internet, consulta de CD-ROM, realização de trabalhos em computador, pesquisa no catálogo bibliográfico e um posto informático para pesquisa exclusiva no catálogo.

Encontra-se igualmente a secção de audiovisuais onde são disponibilizados diversos equipamentos portáteis, designadamente leitores de CD e respetivos auscultadores e um posto móvel para visionamento coletivo de vídeos VHS e DVD de ficção e educativos, acompanhados dos respetivos auscultadores.

A sala da Hora do Conto constitui o elemento fulcral do Espaço Infanto-juvenil assumindo-se externamente como um espaço autónomo fechado de forma circular e internamente sob a forma de auditório, onde decorrem atividades de animação ligadas à promoção do livro e da leitura.

Este espaço dispõe ainda de um ateliê de expressão plástica que visa o desenvolvimento de competências artísticas, como a pintura, o desenho, as colagens, entre outras, despertando a sensibilidade estética e a criatividade num universo de cores, formas, texturas… contribuindo para o desenvolvimento integral da criança.

Também é possível recorrer aos técnicos de biblioteca que se encontram no balcão de atendimento para esclarecer possíveis questões de referência.

Sala Polivalente

É através do Átrio que se acede à Sala Polivalente, com cerca de 80 lugares sentados e com todas as características técnicas de som e imagem necessárias ao desenvolvimento de diversas iniciativas de divulgação cultural como colóquios, conferências, cursos, apresentações, encontros, workshops e espetáculos diversos.

 

 

Município de Sesimbra © 2015 | Todos os direitos reservados