Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C
Início

Cineteatro Municipal João Mota

 

O Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra, está localizado num edifício que alberga também a Biblioteca Municipal, localizado no centro da vila de Sesimbra, no mesmo lugar onde durante muitos anos existiu o antigo “Cinema”, cuja fachada se manteve. A operação representou um investimento de mais de 600 mil euros.

O equipamento foi inaugurado em abril de 2007, com a Missa da Glória, de Giacomo Pucinni, pela Sinfonieta de Lisboa.

Deste então, tem recebido diversos espetáculos de música, teatro, dança, orquestras, etc. Rui Veloso, Carlos do Carmo, Jorge Palma, Teresa Salgueiro, Luís Represas e João Gil são alguns dos nomes que já passaram pela sala.

A sala Mário João Sargedas

É um auditório polivalente que, em termos de som e imagem, se equipara às melhores salas de espetáculos do país. Está preparado para receber música, dança, teatro, cinema, conferências, seminários e congressos. A sala principal tem 254 lugares sentados – 206 na plateia e 48 no balcão e 3 para pessoas com mobilidade reduzida. Possui uma régie central no balcão onde estão o projetor e processador de som de cinema, o leitor multimédia e duas cabines de tradução. As régies de som e luz situam-se ao fundo da plateia, o que permite uma maior proximidade entre os técnicos e os artistas.

O palco

O palco tem uma dimensão de 10 metros de boca por 12 metros de fundo e o piso composto por módulos amovíveis e um monta-cargas com acesso ao sub-palco. Tem ainda um fosso de orquestra com capacidade para cerca de 30 músicos. Para o cinema optou-se por um ecrã móvel de 8 x 4 metros adaptável aos vários formatos de películas. As varas que suportam a iluminação possuem sistema mecânico e manual.

Bastidores

A zona dos bastidores tem dois camarins individuais, um camarim coletivo, sub-palco e sub-plateia. Existe uma entrada de artistas, gabinetes técnicos e zona para cargas/descargas, montagens e ensaios.

Breve história do "Cinema" em Sesimbra
  • Princípio do séc. XX - É inaugurada a primeira sala de cinema de Sesimbra, o Animatógrafo. Situava-se no rés-do-chão do edifício das antigas finanças.
  • 1918 - Abre ao público o Salão Recreio Popular, situado na Rua Dr. Aníbal Esmeriz. Era um espaço com capacidade para 365 pessoas.
  • 1929 - É criado o Parque Recreio Popular, recinto ao ar livre situado onde mais tarde viria a ser construída a escola preparatória.
  • 1962 - É inaugurado o Cineteatro João Mota, com o filme A Colina da Saudade. A sala tinha uma lotação de 769 lugares e começou por apresentar espetáculos às quintas, sábados e domingos.
  • 1984 - Os proprietários decidem alugar o espaço.
  • 1988 - O Cineteatro foi adquirido pela Câmara, que passou a ser responsável pela sua gestão.
  • 1997 - Encerra ao público e a Câmara Municipal apresenta a candidatura para a recuperação do edifício e transformação em biblioteca e cineteatro.
  • 1998 - A candidatura é aprovada e é assinado o protocolo de intenções que permite iniciar o processo.
  • 2000 - É assinado o contrato programa e iniciam-se as obras.
  • 2005 - Inaugurada a Biblioteca Municipal. O Cineteatro estava concluído mas não tinha o material cénico necessário ao funcionamento de uma sala de espetáculos.
  • 2006 - Início das obras de instalação do equipamento cénico e estruturas de apoio ao palco – som, imagem e equipamento de cena.
  • 2007 - Inauguração do Cineteatro Municipal João Mota, com a Missa da Glória, de Giacommo Puccini.

 

Município de Sesimbra © 2015 | Todos os direitos reservados