Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Galeria em Projeto

 

A Galeria em Projeto, espaço atualmente dedicado à arte urbana, funciona no antigo edifício da Repartição de Finanças, na Rua Dr. Aníbal Esmeriz.

Construído no final do século XIX, o edifício da Rua Dr. Aníbal Esmeriz adquiriu um estatuto diferenciado face a outras estruturas similares da vila pelas várias utilizações que teve ao longo dos anos. Para além de ter sido Repartição de Finanças, sala de exposição do Museu Municipal e sede de associações locais, o edifício recebeu a primeira sala de cinema regular de Sesimbra e uma mercearia que, pela beleza do mobiliário em madeira, se tornou uma referência até ao seu encerramento no final do século passado.

As obras de consolidação estrutural do edifício da Rua Dr. Aníbal Esmeriz ficaram concluídas em 2013. A intervenção, com um custo de cerca de 110 mil euros, consistiu na demolição das vigas de madeira dos pisos e cobertura e na construção das estruturas que futuramente suportarão os pisos e as paredes.

O edifício, para onde está prevista a sede do Museu Municipal, fez parte do Programa Integrado de Valorização da Frente Marítima de Sesimbra, financiado pelo Quando de Referência Estratégico Nacional (QREN) – POR Lisboa, mas um atraso nas obras, da responsabilidade da empresa contratada para o efeito, impediu a concretização do projeto inicial.

Para garantir a estabilidade da estrutura, a autarquia acordou com o Programa Operacional Regional de Lisboa uma reprogramação da candidatura que, para além das obras de conservação, previu a utilização temporária do espaço interior como galeria associada a um conceito de arte urbana, tornando-o assim acessível à comunidade.

Nos próximos anos, o objetivo é conseguir novo financiamento para se continuar e concluir a requalificação, e transformar o local na sede do Museu Municipal de Sesimbra.

 

Município de Sesimbra © 2015 | Todos os direitos reservados