Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Temporada de Música da Casa de Ópera do Cabo Espichel

imagem

A maioria dos visitantes do Cabo Espichel desconhece que naquele local existiu uma sala de espetáculos onde, a partir do século XVIII, atuaram algumas das companhias mais importantes da Europa.

A Casa de Ópera do Cabo Espichel, edifício ao qual se tem dedicado a temporada de música, foi construído em 1770, durante uma das mais importantes renovações do Santuário, ordenada por D. José. O espaço serviu durante muitos anos de apoio aos festejos do Cabo, aos quais se juntavam sírios de toda a região de Lisboa. Há notícias da sua utilização até ao início do século XX, mas após o desabamento do telhado acabou por ser abandonado. Hoje, da sala que em tempos recebeu o rei e a corte, restam apenas alguns vestígios.

Evocar esta Casa de Ópera numa temporada de música tem dois objetivos principais: o primeiro, associar uma iniciativa dedicada à divulgação da chamada música erudita ao património histórico de Sesimbra; o segundo, chamar a atenção para o estado em que se encontra o Santuário do Cabo Espichel, ex-líbris do município e um dos principais monumentos do país, que, apesar de todos os esforços desenvolvidos pela Câmara Municipal, pela Confraria e por cidadãos e entidades locais, continua vetado ao esquecimento pelo Poder Central.



Município de Sesimbra © 2015 | Todos os direitos reservados