
Olinda da Conceição
(1876-1943)
Operária, dirigente sindical
Conhecida operária sesimbrense, destacar-se-ia como importante figura na luta pelas causas femininas. Enquanto representante da Associação de Classe das Operárias Conserveiras e Costureiras de Sesimbra, esteve na origem da criação da Federação Socialista do Sexo Feminino, matéria desenvolvida em sessão solene realizada em Lisboa, a 17 de julho de 1897, no Grémio Socialista dos Anjos.
O impacto causado pelo surgimento desta Federação atrairia as atenções da comunicação social, registando-se várias referências em forma de notícia nos jornais Paiz, Vanguarda, O Século e A Federação, que em várias edições de julho de 1897, noticiavam o nascimento desta Federação criada e pensada pela defesa das mulheres, fazendo referência a Olinda da Conceição.
Conforme certidão de nascimento, Olinda era filha de Ambrósio Justiniano e Fausta Rosa. Nasceu em 07 de setembro de 1876 e faleceu em 30 de julho de 1943. Por seu lado, a certidão de casamento regista a sua união com José Marques Carapinha, em janeiro de 1899.
Fonte:
Arquivo de Toponímia.