brasao-sesimbraO concelho de Sesimbra situa-se no sudoeste da Península de Setúbal, possui uma área de 195,69 quilómetros quadrados e integra a Área Metropolitana de Lisboa. É limitado a norte pelos municípios de Almada e Seixal, a nordeste pelo Barreiro, a leste por Setúbal e a sul oeste pelo Oceano Atlântico. A sua linha de costa, com múltiplas paisagens, estende-se desde a Lagoa de Albufeira até à Serra da Arrábida.

Do ponto de vista orográfico identificam-se três zonas:
Zona de vale ou várzea, que compreende as terras baixas da Lagoa de Albufeira, vales da Apostiça, Brava, Ferraria, Aiana, Amieira, Lage e Torrões; esta zona tem uma altitude máxima de 50 metros (na Ribeira da Pateira) e uma mínima de 6 metros, (nas margens da Lagoa de Albufeira).
Zona de serra ou acidentada, que é definida por uma faixa, relativamente estreita, que corre paralelamente à costa sul, estendendo-se desde a ponta do Cabo Espichel, a poente, até ao limite nascente do concelho, na Serra da Arrábida; a altitude máxima desta zona encontra-se no Píncaro (380 metros), e a mínima nas praias arenosas do litoral.
Zona plana, abrangendo a restante área do concelho; eleva-se suavemente da costa de Alfarim para nascente, situando-se o ponto de cota máxima no limite a sul (Toguinho, com 145 m) e o de mínima nas praias do litoral.
A costa assume predominantemente a forma de falésia dificultando o acesso ao interior, com exceções que proporcionam pequenos ancoradouros correspondentes a vales e gargantas com encostas abruptas.

População:
Segundo os Censos 2011, a população residente no concelho de Sesimbra, naquele ano, era de 49.500 habitantes, na sua maioria pertencentes à freguesia da Quinta do Conde (51,7 por cento), seguindo-se em dimensão populacional a freguesia do Castelo, com 38,5 por cento, e por último a freguesia de Santiago, com 9,8 por cento da população.
Em 10 anos a população de Sesimbra cresceu 31,8 por cento, mas esse crescimento foi muito desigual: diminuiu 16,4 por cento na freguesia de Santiago e teve um crescimento extraordinário de 54,6 por cento na freguesia da Quinta do Conde.

MunicipioCensos2011
Fonte: INE – Instituto Nacional de Estatística, Censos 2001 / Censos 2011

Acontecimentos Históricos:
1165 - Conquista da região de Sesimbra por D. Afonso Henriques
1190 – Investida Almóada sobre o Castelo de Sesimbra e consequente tomada.
1195 - Reocupação da região por colonos francos, sob ordens de D. Sancho I;
1201 - Atribuição do primeiro foral por D. Sancho I à vila de Sesimbra;
1236 - Doação do Castelo de Sesimbra e do seu termo à Ordem Militar de Santiago, por D. Sancho II;
1388 - Fundação da freguesia de S. Lourenço de Vila Nogueira (Azeitão);
1514 - Concessão do segundo foral por D. Manuel I;
1536 - Fundação da Freguesia de Santiago, em Sesimbra;
1729 - Separação do termo da freguesia de S. Lourenço de Vila Nogueira (Azeitão);
1986 - Fundação da Freguesia da Quinta do Conde, no Diário da República II Série N.º 270.

Heráldica:
Brasão do século XVI
Datação:
Origem reconhecida no século XVI.Brasao.secXVI
Apresentação:
Águia pousada no castelo e um cão a fugir. Simboliza a lenda e história da conquista do Castelo de Sesimbra aos mouros pelo primeiro rei de Portugal.
Iconografia: A águia representa o rei D. Afonso Henriques que, ao conquistar o castelo, local de pouso da águia, forçou os mouros a fugir, simbolizados pelo cão ou lebreu do deserto a olhar para trás.

 Brasão do século XX
Datação:
Origem reconhecida no século XX.
Apresentação:
Brasão encimado por quatro castelos identificadores do estatuto de concelho, com banda por debaixo com topónimo da sede de concelho.
Iconografia: Brasão enquadrado em fundo cerize, representando a cor da Ordem Militar de Santiago, com um castelo que simboliza a primitiva povoação castelar. A memória muçulmana está retratada pelos crescentes sobre as torres laterais, e a posterior incorporação na Ordem Militar de Santiago representada pela cruz, no meio da torre maior do castelo. Todo conjunto tem como base as ondas verdes, que simbolizam os campos do concelho, e as ondas prateadas, que representam o mar.

Localização:
   mapa-concelho