2º Ciclo

Os Segredos das Pegadas dos Dinossauros

Em Sesimbra existem vários vestígios de pegadas onde é possível ver de perto o tamanho das pegadas de alguns dos gigantes que habitaram o planeta Terra. Estas pegadas fossilizadas são uma verdadeira fonte de informação que mostram como os dinossauros se deslocavam, ou quais eram os seus hábitos.

 

Ler mais...

Vamos ao Mar

A visita Vamos ao Mar procura, através da construção de objetos relacionados com a pesca ou da recriação de momentos da vida marítima, aproximar o participante da realidade piscatória, e dar a conhecer saberes ancestrais, indissociáveis da história de Sesimbra. Esta atividade vai ainda abordar a problemática do lixo marinho, que exige a mobilização de todos.

Ler mais...

Dono Não é Abandono, Dono Cuida!

Projeto de prevenção e sensibilização para a questão do abandono animal, dirigido a alunos do 1.º e 2.º ciclo, com idades compreendidas entre os 8 e
os 11 anos. Após agendamento da atividade, a equipa do projeto desloca-se à escola onde abordará o assunto, numa conversa com os alunos sobre
o tema. Segue-se um período de dúvidas e um questionário final. Será distribuíd...

Ler mais...

À Descoberta

A Capela foi edificada no século XV como sede da Confraria do Espírito Santo dos Mareantes de Sesimbra. O edifício possuía uma Capela e um Hospital, arruinados com o terramoto de 1755. O Hospital foi encerrado e permaneceu a Capela até meados do século XX. De planta retangular,
e com fachada de estilo barroco, o edifício organizava-se no seu interior por dois pisos: a Capela, no su...

Ler mais...

4 Aves em Linha

Esta atividade pretende dar a conhecer a Lagoa Pequena, o mundo da observação de aves e, claro, algumas das aves aquáticas. No final, para testar os conhecimentos adquiridos, os participantes disputam, em 2 equipas, um 4 em linha especial.

...
Ler mais...

Construção de Comedouros

Vamos aprender a construir alguns comedouros para ajudar as aves granívoras. Os comedouros poderão ficar pendurados no recreio da escola e será uma forma de atrair aves e conseguir observá-las melhor.

Ler mais...

Sessão de Anilhagem

Os participantes poderão ter um contacto mais próximo com as aves do Espaço. Anilhadores credenciados capturam em segurança aves selvagens, que são anilhadas e objeto de análise biométrica. Após este processo são devolvidas à liberdade.

Ler mais...

Sob Investigação: Ribeiras e Lagoas

Nesta atividade, os participantes monitorizarão a qualidade da água da Lagoa Pequena, através da recolha e análise de parâmetros biológicos e fisicoquímicos, tais como o pH, compostos azotados e identificação de macroinvertebrados, entre muitos outros desafios.

...
Ler mais...

Peddy-Aves

Pistas e perguntas conduzirão os participantes à descoberta dos pormenores da vida das aves. Com a ajuda de binóculos e guiados por um especialista, terão ainda oportunidade de observar algumas das aves aquáticas.

...
Ler mais...

As Aves Jogam às Escondidas

Nesta atividade os participantes vão descobrir que há aves que se detetam mais facilmente do que outras, seja porque são mais abundante ou porque têm um comportamento mais esquivo, tudo através de um jogo bem divertido. Com a ajuda de binóculos e guiados por um especialista, terão também oportunidade de observar muitas delas, a partir dos postos de observação.

...
Ler mais...

Dominó de Aves

Além de uma saída para observação de aves, jogando um dominó muito especial, as crianças terão oportunidade de aprender mais sobre as características externas das aves e o sobre o seu modo de vida.

...
Ler mais...

A Torre de Vigia do Facho da Azoia

O projeto pretende dar a conhecer à população a forma como é realizada a prevenção e vigilância de incêndios no concelho, nomeadamente a vigilância
florestal, a forma de atuação da equipa de primeira intervenção em incêndios ou o espaço onde se encontra a equipa de prevenção e vigilância do Gabinete
Municipal de Proteção Civil.

...
Ler mais...

Crescer em Segurança

O projeto Crescer em Segurança, direcionado para as escolas do concelho, pretende alcançar alunos do pré-escolar ao 3.º ciclo, professores e assistentes, sensibilizando-os para os riscos, promovendo atitudes adequadas em situações de emergência e levando a que adquiram hábitos de segurança no âmbito da prevenção e autoproteção.

Ler mais...

Ação de Formação para Delegados do Ambiente

Sessão que pretende fornecer aos Delegados do Ambiente nomeados em cada turma as ferramentas necessárias para o desenvolvimento das suas responsabilidades durante o ano letivo.

Ler mais...

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 2030

Workshop que pretende, através de uma dinâmica de jogo, informar sobre os 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU para 2030.

Ler mais...

Então e Agora? Como nos Adaptarmos às Alterações Climáticas

Sessão informativa com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre medidas de mitigação e adaptação em relação aos impactes resultantes das alterações climáticas.

...
Ler mais...

Arrábida por Dentro e por Fora

Conjunto de palestras onde se pretende dar a conhecer o património natural da cadeia da Arrábida, dando especial destaque a temas como a flora, a fauna, a geologia e a espeleologia. Os temas serão desenvolvidos com recurso ao inventário realizado pelo NECA, onde se exibem os aspetos mais importantes da biodiversidade e da geodiversidade da região.

Ler mais...

As Dunas

Saída de campo no cordão dunar Meco-Lagoa de Albufeira, onde será abordada a importância das dunas e da flora dunar no controlo da ação do mar e proteção costeira; identificação da flora caraterística das dunas e das espécies de flora invasoras.

...
Ler mais...

Expedição na Arrábida

Saída de campo pelos ecossistemas da Arrábida, nomeadamente Terras do Risco, Achada ou Pinheirinhos/Azoia, onde será abordado o contexto geográfico, com destaque para os ambientes cársicos.

...
Ler mais...

Visita aos Espaços de Devoção em Sesimbra

Esta atividade consiste na visita à Igreja Matriz de Santiago, Capela da Misericórdia, Capela do Espírito Santo dos Mareantes e Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo. Em cada local é realizada uma sessão de informação com base na documentação histórica existente no Arquivo Municipal, nomeadamente, o Foral, o Tombo, o Fundo da Misericórdia, as visitações da Ordem de San...

Ler mais...

Vila de Sesimbra

Com base em documentação histórica e fotográfica, como o Foral, o Tombo, o Fundo da Misericórdia, as visitações da Ordem de Santiago ou o fundo fotográfico, esta atividade propõe uma visita guiada pela vila de Sesimbra, que conduzirá o público a locais relevantes da vida local, monumentos e edifícios desaparecidos. Esta atividade tem ainda como objetivo divulgar os fundos, espólios...

Ler mais...

À Descoberta dos Segredos do Castelo de Sesimbra

Trata-se de um jogo desenvolvido no Castelo de Sesimbra que, com base num guião, propõe uma abordagem à história do monumento e do concelho de Sesimbra, desafiando os participantes a resolver os questionários que levarão a novas descobertas.

A atividade utiliza como recurso documentação histórica do Arquivo Municipal, como o Foral, o Tombo, as visitações da Ordem de Santiago o...

Ler mais...

As História dos Livros

Esta atividade-oficina conta a história da evolução dos suportes de escrita até ao livro como o concebemos hoje, com recurso a vários exemplares do Arquivo Municipal de Sesimbra.

Os participantes vão construir a maqueta de um livro que, no final, poderão levar para casa.

...
Ler mais...

As Tintas e os Instrumentos de Escrita

Dar a conhecer os materiais utilizados na produção de tintas, desde a pré-história até à atualidade, assim como os principais instrumentos de escrita, através da apresentação de diversos exemplos práticos, com recurso a documentos do Arquivo Municipal de Sesimbra.

Na componente de oficina os participantes vão experimentar diferentes materiais, levando para casa o resultado fin...

Ler mais...

Os Segredos do Pergaminho

O pergaminho é um material obtido a partir de uma pele de animal, que foi muito utilizado na escrita pela qualidade, durabilidade e resistência. Nesta oficina, são dadas a conhecer as caraterísticas do pergaminho, o método de fabrico e sua utilização.

Ler mais...

Visitas Guiadas

As visitas guiadas promovem o contacto com as normas de utilização dos serviços da biblioteca, divulgam os recursos de informação e o fundo bibliográfico. Durante esta atividade desenvolvem-se diversas ações adaptadas aos diferentes públicos, que promovem a interação entre a biblioteca e a comunidade e um conhecimento mais profundo da sua organização e dos seus projetos. O objetivo...

Ler mais...

Emaranhando pelas Palavras…

Os participantes vão poder descobrir, estimular e provocar o “eu criativo” num ambiente descontraído, lúdico e divertido. Sentir as palavras, descobrir quem são, desafiá-las, apanhá-las e largá-las, são leituras para abusar e encenar.

...
Ler mais...

História Trágica com um Final Feliz

Há imagens que valem mais que mil palavras. Sob esta premissa e utilizando as ilustrações que deram origem à curta-metragem portuguesa mais premiada de sempre, convidamo-lo a mergulhar num estranho mundo a preto e branco onde a intolerância dá lugar ao habitual e o distanciamento à integração.

Nesta história, de Regina Pessoa, as imagens perturbadoras conduzem-nos por caminhos ...

Ler mais...

Uma História para Devorar com Lambarice!

Com o apoio de uma história fantástica, O Homem Corvo, de David Soares e Ana Bossa, os participantes vão entrar no mundo fantástico da ilustração, que apresenta uma mistura mordaz entre negrume e fantasia. Uma história surpreendente sobre a verdadeira amizade. O que sentes tu? O que contas tu? Nesta oficina os participantes vão ser conduzidos por um caminho agitado e cheio de emoções ...

Ler mais...

Maletas da Sustentabilidade

As Maletas da Sustentabilidade são um recurso pedagógico constituído por um conjunto de ferramentas físicas e virtuais que permitem trabalhar com crianças e jovens os temas chave necessários à transição para a sustentabilidade.

Ler mais...

4ª Edição do Concurso Concelhio de Leitura

Promover e estimular hábitos de leitura, desde o 4.º ano do 1.º ciclo ao secundário, é o objetivo do Concurso Concelhio de Leitura, dinamizado pela Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares e a Biblioteca Municipal de Sesimbra.

Ler mais...

Vamos à Lota

Do molde das embarcações ao lançamento do barco à água, do anzol que transporta o isco até às profundezas do oceano, tudo faz parte de um processo que vai ser dado a conhecer durante a visita à Docapesca. O trabalho diário na lota de Sesimbra, a chegada dos barcos ao cais, o acondicionamento do pescado para ser vendido, os trabalhos de manutenção e reparação das embarcações de pesca no estaleiro naval e as tarefas realizadas nas lojas de companha são algumas das abordagens desta visita orientada.

Ler mais...

Dinossauros em Sesimbra

Nesta visita ao Núcleo Interpretativo da Pedreira do Avelino vamos falar de fósseis e ficar a conhecer algumas curiosidades sobre os dinossauros que ali deixaram as suas marcas à mais de 100 milhões de anos.

Ler mais...

O Pescador

A visita à Fortaleza de Santiago, construída no século XVII, convida os visitantes a percorrer as salas associadas às diferentes temáticas relacionadas com o mar e com as artes de pesca, onde não falta a construção naval e os meios de navegação utilizados pelos mareantes e pescadores de Sesimbra.

Ler mais...

Com as Mãos Vamos…

Durante muitos séculos, as atividades ligadas às ruralidades, em especial, a agricultura, foram fundamentais para a subsistência de inúmeras famílias. Os participantes vão poder construir um moinho em papel ou simular uma plantação de um cereal, aprendendo os cuidados necessários com sua germinação.

 

Ler mais...

Na Moagem

Visita para dar a conhecer a história da Moagem de Sampaio, edifício erigido em inícios do séc. XX, a força motriz ali aplicada, a recuperação do motor central, a moagem de cereais em mós francesas, a limpeza do cereal e o trabalho agrícola.

Ler mais...

Pelos 4 Cantos do Castelo

Descobrir o Castelo de uma forma divertida através do jogo, é a proposta da iniciativa Pelos 4 Cantos do Castelo. A atividade vai dar a conhecer alguns locais de interesse histórico no interior do monumento, e ajudar os participantes a perceber o contexto que foram criados, para que serviam e sua importância no quotidiano dos habitantes do interior da fortificação. A igreja, as torres, as...

Ler mais...

Hands on

Para desvendar os seus segredos do castelo, os participantes vão ter a oportunidade de se envolver numa verdadeira escavação arqueológica e descobrir objetos do passado, com o apoio de algumas ferramentas que os arqueólogos usam.

Ler mais...

O Castelo

As origens do Castelo remontam ao século IX, período da ocupação muçulmana do território. Em 1165 é conquistado por D. Afonso Henriques, e
em 1191 é perdido para os Almóadas. A sua reconquista definitiva dá-se por D. Sancho I, em 1199, monarca que atribui o primeiro foral à Vila de Sesimbra, então sediada no interior do Castelo.

Ler mais...

Imaginar e Relacionar

A partir das coleções existentes na Capela do Espírito Santo dos Mareantes, esta atividade vai criar, relacionar e contar novas histórias com a ajuda das peças de arte expostas, que ajudarão a conhecer, quer a história do edifício, quer de algumas da peças mais emblemáticas, seus autores e contexto em que foram criadas.

Ler mais...

Vamos às Hortas

O que é uma horta solidária, o que cultivam os hortelões no seu talhão, as variedades existentes, o pomar, a vinha, a estufa, a zona de compostagem e o abrigo de ferramentas são alguns dos conteúdos desta atividade. No fim da visita será feita uma atividade lúdico-pedagógica de acordo com a faixa etária.

Ler mais...

Jogos Desportivos Escolares

Uma das maiores manifestações desportivas no meio escolar, constitui uma autêntica mostra de diversas modalidades, como futebol, andebol, basquetebol, badminton, atletismo ou canoagem, entre outras, que se repartem pelas escolas, equipamentos desportivos ou nos planos de água da Lagoa de Albufeira e Baía de Sesimbra.

Ler mais...

Corta-Mato Escolar Concelhio

Prova desportiva que reúne todos os anos centenas de alunos de várias escolas do concelho, e que serve para apurar os atletas que vão representar o concelho no Corta-Mato Escolar Distrital.

Ler mais...

Mexe-Te

Para combater a obesidade infantil, o Mexe-te pretende dar acompanhamento a crianças com problemas de obesidade, proporcionando aulas de motricidade e atividades de iniciação desportiva ministradas por técnicos com formação académica na área da Atividade Física e Desporto e assegurar o acompanhamento familiar regular por parte de nutricionistas e psicólogas.

Ler mais...

Ensino de Vela e Canoagem

Desenvolvido pela Câmara Municipal, o Centro Municipal de Atividades Náuticas, na Lagoa de Albufeira, promove o ensino e a prática da vela e canoagem, proporcionando experiências náuticas a jovens do concelho.

Ler mais...

Escolhe o teu Caminho

Criado em 2012, Escolhe o Teu Caminho é um projeto de intervenção preventiva de comportamentos de risco, dinamizado em ambiente escolar, que procura informar, sensibilizar e alertar para os efeitos nocivos do consumo do álcool, tabaco, drogas e comportamentos associados. As sessões de esclarecimento são realizadas dentro da sala de aula por técnicos da autarquia e são adaptadas aos vários graus de ensino.

Ler mais...

Novos Segredos do Cineteatro

Uma viagem pela história e pelas memórias do Cineteatro Municipal João Mota. Nesta visita poderás conhecer espaços que de outra forma seriam inacessíveis e ouvirás histórias que te deixarão no limbo entre a  realidade e a ficção. O início da história do Cineteatro remonta a outro século e a outro
lugar, a um tempo onde não havia Internet, telemóveis, computadores ou autoestradas.

Ler mais...

LaMiRé

Estamos todos convidados a dançar e a pensar, ou a pensar e depois dançar?!  Através da dança, vamos filosofar. Num LáMiRé, afinamos o tom e refletimos juntos. Passo a passo, ao som da música, fraseamos as emoções, dançamos sentimentos e percorremos um grande jogo.

Ler mais...

O Príncipe Nabo

Enquadrado nas metas curriculares para a disciplina de Português do 5.º ano, este espetáculo de teatro é uma adaptação livre, que utiliza três tipos de
cómico: o de linguagem, o de situação e o de carácter. Aspetos como o recurso a expressões de tonalidade francesa, os nomes dos pretendentes da princesa e as sucessivas situações de pedido e de recusa da sua mão ou, ainda, a...

Ler mais...

Nos Castelos de D. Afonso Henriques

D. Afonso Henriques foi o primeiro Rei de Portugal. Depois de conseguir a independência do reino de Castela, preocupou-se essencialmente em reconquistar, para sul, os territórios anteriormente invadidos e ocupados por árabes. O seu nome ficou assim associado a muitos castelos e praças. Se esses castelos falassem

Ler mais...