Teatro

Malala, a Miúda que Ganhou

pelo Teatro A Barraca, com Maria do Céu Guerra

Malala, a Miúda que Ganhou
• 23 janeiro, quinta, às 10.30 e às 14.30h

A vida de Malala em criança está repleta de cores e de cheiros de um vale que se estende até ao céu, de uma casa cheia de buganvílias e de uma escola que lhe serve de segunda casa, ou até de primeira casa. Na vida de Malala cruzam-se familiares que aderem a tradições ancestrais, em que as meninas não vão à escola, e um pai para quem a educação é um direito, um dever e um bem essencial, para meninos e para meninas. É uma vida em que a fé predomina mas, por enquanto, não sufoca.

Aos poucos, Malala começa a dar-se conta de que nem todos os meninos e meninas vão à escola e daí surgem outros pensamentos, faz outras perguntas e tira outras conclusões. Começa então a ver os Talibãs à espreita por todos os cantos de Mingora e apercebe-se que talvez, em breve, deixará também de poder ir à escola.

A história é contada por Maria do Céu Guerra, ilustrada por Rouslam, que acompanha o decorrer da narração com quadros pintados na hora e reproduzidos num ecrã com imagens de vídeo colhidas por David Medeiros. José Pato acompanha com ambiente sonoro criado pela sitar indiana
e outros instrumentos musicais. Um espectáculo multimédia e interativo que vai, no entanto, evocar a rica e antiga tradição oral da região entre o Paquistão e o Afeganistão.