Visita Orientada

Na Moagem

• Ano letivo

A Moagem de Sampaio é um edifício erigido em inícios do séc. XX, que inicialmente terá cumprido a função de cavalariça, mas que foi adaptado em 1910 para moagem de trigo e milho. Ao processamento destes cereais, provenientes de todo o concelho, juntou-se, em 1946, a torrefação de café. Esta pequena moagem rural entra em declínio e cessa atividade nas décadas de 1980 e 1990.

Para conservar esta parte importante da história do município, a Câmara Municipal de Sesimbra levou a cabo, entre 2008 e 2013, a conservação e musealização do edifício e do seu recheio, transformando-o num núcleo museológico.

Nestas visitas orientadas, o objetivo é dar a conhecer a história da fábrica, a força motriz ali aplicada, a recuperação do motor central, a moagem de cereais em mós francesas, a limpeza do cereal e o trabalho agrícola.

• Teatro de papel O Cereal
  • Os Cereais