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Arquivo

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O Arquivo Municipal de Sesimbra abriu portas em março de 2001, numa inauguração que contou com a presença do diretor do Instituto Nacional de Arquivos/Torre do Tombo.

Está inserido desde 2002 na Divisão de Arquivo Municipal e Gestão Documental.

As suas instalações têm cerca de mil metros lineares de prateleiras com documentação. Nos depósitos existem seis fundos documentais e duas coleções fotográficas. Alguns destes documentos estão disponíveis para consulta pública.

É também aqui que se encontra a documentação produzida e recebida pela autarquia e que já não tem valor administrativo primário.

Missão e Objetivos

O Arquivo Municipal tem como principais funções gerir a documentação corrente e intermédia da autarquia e promover o estudo, investigação e divulgação da documentação histórica relativa ao concelho.

Cabe também a este serviço a implementação de políticas de gestão integrada de informação, através do uso de metodologias de uniformização arquivista, da introdução de soluções informáticas de gestão documental, da redefinição de tipologias documentais e da aplicação de um plano de classificação documental.

As equipas de trabalho do Arquivo estão divididas por áreas de especialização e executam as seguintes tarefas:

  • Higienização documental
  • Coordenação e gestão do arquivo corrente e do serviço de expediente;
  • Inventariação, tratamento e organização do arquivo histórico e intermédio; receção e incorporação de documentação de fundos externos;
  • Resposta às solicitações dos serviços internos da Câmara Municipal;
  • Acompanhamento de investigadores
Outras ações do Arquivo Municipal
  • Desenvolvimento de contactos com entidades concelhias com vista a integração de novos fundos documentais;
  • Integração de cópias de documentação histórica na posse do INA/TT e do Arquivo Distrital de Setúbal, que constituem elementos essenciais para o entendimento da história local e imprescindíveis para completar o Fundo Histórico do Arquivo;
  • Acondicionamento e tratamento arquivístico dos fundos que forem incorporados;
  • Restauro da documentação histórica que se encontra em mau estado de conservação;
  • Duplicação, através de novos suportes, dos documentos históricos para consulta ao público, designadamente do Foral de Sesimbra e Tombo da Vila.

 

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