Vamos às Hortas

• Ano letivo

Trata-se de um projeto que pretende convidar os alunos e professores a visitar as Hortas de Sesimbra, existentes nas freguesias do Castelo e Quinta do
Conde. O que é uma horta solidária, o que cultivam os hortelões no seu talhão, as variedades existentes, o pomar, a vinha, a estufa, a zona de compostagem e o abrigo de ferramentas são alguns dos conteúdos desta atividade. No fim da visita será feita uma atividade lúdico-pedagógica de acordo com a faixa etária.

As Hortas de Sesimbra têm uma componente social dirigida aos munícipes que pretendem utilizar uma parcela de terreno da Câmara Municipal para a implementação de culturas hortícolas, e pretende, igualmente, promover a agricultura tradicional em modo de produção biológica como forma de garantir a sustentabilidade ambiental, a qualidade dos solos ou a biodiversidade. As hortas pretendem ainda fomentar a divulgação das variedades tradicionais de hortícolas e frutícolas que são cultivadas no concelho, e que se encontram adaptadas ao nosso clima, assim como vegetais menos conhecidos, mas de grande utilidade na gastronomia.

Os participantes devem utilizar calçado adequado